domingo, 15 de fevereiro de 2009

Para refletir...

Esta é uma história de um soldado que estava voltando para casa após a terrível Guerra do Vietnã e antes de sair da Base Militar ele ligou para os pais e disse:
Filho: Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas quero pedir-lhes um favor.
Pais emocionados: Claro meu filho, peça o que quiser!
Filho: Eu tenho um amigo e gostaria de levá-lo comigo.
Pais: Claro meu filho, nós adoraríamos conhecê-lo!
Filho: Entretanto, há algo que vocês precisam saber. Ele fora terrivelmente ferido na última batalha. Ele pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. O pior que ele não tem nenhum lugar para ir, e por isso eu gostaria que ele fosse morar aí com a gente.
Pais assustados: Nós sentimos muito em ouvir isso meu filho. Talvez nós possamos ajudá-lo a encontrar algum lugar onde ele possa morar e viver tranqüilamente.
Filho emocionado e nervoso: Não Mamãe e Papai, eu gostaria que ele fosse morar aí conosco!
Pais constrangidos: Filho, disse o Pai. Você não sabe o que está nos pedindo. Nós já passamos tanta dificuldade e além disso, temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira no nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz! Ele encontrará uma forma de viver e alguém que o ajude.....
Na mesma hora o filho bate o telefone. Os pais não ouviram mais nenhuma palavra dele. Alguns dias depois os pais receberam um telefonema do Exército Americano.
Exército: (atende o pai) Por acaso conhece ou é parente de alguém chamado Henry Thrumam?
Pai. Sim, conheço. Ele é o meu filho.
Exército: Pois é. Hoje a tarde nos o encontramos morto na Base Militar.
Pai assustado: Como assim morto? Assassinado? Onde está o amigo dele deficiente? Ele não estava voltando para a América?
Exército: Seu filho suicidou-se e deixou um bilhete. Quer que eu leia para o Sr.?
Pai chorando: Sim, quero. Por favor!!
Exército lendo o bilhete: “ Pai! Mãe! Vocês se lembram de quando liguei pra vocês e disse que levaria o meu amigo pra morar com a gente e que havia ficado deficiente porque pisou em uma mina e tinha apenas um braço e uma perna!!? Pois é. Aquele amigo deficiente era eu!!! Ao invés de voltar pra casa eu resolvi me matar, porque não sei qual seria a reação de vocês sabendo que o seu filho era deficiente!! Não sei se Deus irá me perdoar por esse ato de suicídio, mas estou aqui de cima rezando e peco para que vocês ajudem a sociedade a acabar com o preconceito que existe contra o deficiente de um modo geral. Sempre amei vocês!! ”

Autor desconhecido

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PARA INCLUIR É PRECISO OFERECER O ACESSO!

MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO

O material pedagógico adaptado propicia a interação, convivência, autonomia e
independência nas ações; aprendizado de conceitos, melhoria de auto-estima e afetividade.
A relação entre o material pedagógico, a criança e a educação tem merecido uma constante
atenção dos educadores quando se discute tema referente ao processo educacional. Estes
recursos adaptados possibilitam o processo de inclusão dos educandos no espaço escolar.
As adaptações são aquelas que poderão ser modificadas no currículo e pelo
educador. O objetivo é promover a participação produtiva dos alunos que apresentem
necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem.
São definidas como de pequeno porte uma vez que sua implementação encontra-se
no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivos do professor, não exigindo autorização,
nem dependendo de ação de qualquer outra instância. (Adaptações curriculares, Brasília
Mec/SEF/SEESP, 1999).

Algumas dicas para construção de materiais pedagógicos:

Peças ampliadas permitem melhor manuseio

Espessura aumentada facilita preensão

Contraste visual (preto e amarelo/vermelho com marrom, azul sobre o branco),

Peças com imã facilitam a fixação e movimentação dos objetos,

Peças grandes e leves facilitam a coordenação bimanual,

Sugestões de material pedagógico para alunos com Paralisia Cerebral








ESSES MATERIAIS FORAM CONFECCIONADOS PELA PROFESSORA
LÚCIA PECEGO

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Prêmio? Adooooooooooooooooooooooooorei!!


Acabei de ganhar esse prêmio da minha querida irmã Natalia do blog
Você, Natalia, também é uma professora fascinante porque tem no coração a Educação.
Professores fascinante são aqueles que tem a Educação na alma e no coração!
Obrigada!
Vou oferecer esse Prêmio a uma pessoa muito especial que também é uma professora fascinante porque ama o que faz. Na verdade é uma artista e que vale a pena todos vcs acompanharem o seu blog e com certeza irão aprender e trocar muito com ela.
Alessandra, obrigada pelo carinho, por sua amizade e principalmente por ser uma professora fascinante!!!!!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pessoas Especiais que passaram pela minha vida profissional

“As pessoas especiais são aquelas que têm habilidade de dividir suas vidas com os outros.
Elas são honestas nas atitudes, são sinceras e compassivas e sempre dão por certo que o amor é tudo.

As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos. Elas não têm medo de ser vulneráveis: elas acreditam que são únicas e têm orgulho em ser o que são.
As pessoas especiais são aquelas que se permitem os prazeres de estarem próximas aos outros e importarem-se com a felicidade deles. Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida.
As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida mais bela.”
Obrigada as minhas queridas
Kátia
Lúcia
Aracy Cristina
Teresa
Sônia
Cintia
Claudia
Regina
Vocês moram no meu coração!!!!!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Inclusão Brasil!!!!!!



MAIS PRESENTE!

GANHAR PRESENTE É MUITO BOM!!!!!



Ganhei esse prêmio de um blog que está bombando http://www.algodaodocebiscuit.blogspot.com/
É o blog da minha irmã querida!
Logo depois recebi da minha amiga Aninha do blog http://www.letrinhasecompanhia.blogspot.com/

Com o PRÊMIO DARDOS se reconhece os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

O Premiado deve, por favor, seguir essas instruções:

1) Deve exibir a imagem do selo em seu blog;
2) Deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
3) Escolher outros 15 blogs a quem entregar o PRÊMIO DARDOS
4) Avisar os escolhidos.Assim conforme o regulamento do prêmio e julgando méritos e realizações, indico abaixo mais 15 blogs merecedores de tal distinção como difusores e incentivadores culturais.

Como várias pessoas receberam o prêmio irei oferecer para os seguintes blogs:

http://www.gibitecacom.blogspot.com/

http://www.canto-do-conto.blogspot.com/

http://www.arteseatividades.blogspot.com/

http://www.deficienciamotorica.blogspot.com/

http://www.trabalhandocomsurdos.blogspot.com/

http://www.jucimarsidney167.blogspot.com/

http://www.bubu-sindrome-down.blogspot.com/

http://www.deficienciavisualperdidasseveras.blogspot.com/

http://ensinandoeaprendendoemsaladerecursos.blogspot.com/

http://colhendoalegria.blogspot.com/

http://www.misturadealegria.blogspot.com/

sábado, 3 de janeiro de 2009

Voltar com essa notícia é muito bom! Mais um exemplo que temos que investir na inclusão!


No Recife, o professor Beto cuida de quatro turmas e faz planos para o futuro.

Você vai conhecer agora a história de Humberto Suassuna. Ele tem Síndrome de Down e dá aulas de natação no Recife. Ensinamentos que não se resumem apenas ao esporte. Era apenas uma atividade para melhorar a coordenação motora. Melhorou, não só o físico. “Psicológico. Eu digo a você que a melhor coisa é nadar”. E nadando, ele descobriu uma vocação. “Eu quero ser um professor de educação física”. Fez vestibular e foi aprovado. No curso de educação física, Humberto virou monitor e passou a dar aulas de natação num clube do Recife. “A virada olímpica foi ele que me ensinou”, disse um aluno. “Ele não é só um professor, mas é um amigo para mim”, afirma uma aluna. Em quatro meses, o professor Beto passou a acompanhar quatro turmas. Faculdade, estágio, emprego. A próxima etapa de vida que Beto quer alcançar não é profissional. Não está na sala de aula, muito menos na piscina. É na igreja. Beto quer casar. “Em dezembro de 2009 é o ano que eu estou terminando a faculdade, inclusive eu vou noivar. Pretendo casar, ter filhos e ser um bom homem, um bom parceiro, fiel, respeitando-a como ela merece”.


Fonte: Jornal Nacional - 3/01/2009