terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PARA INCLUIR É PRECISO OFERECER O ACESSO!

MATERIAL PEDAGÓGICO ADAPTADO

O material pedagógico adaptado propicia a interação, convivência, autonomia e
independência nas ações; aprendizado de conceitos, melhoria de auto-estima e afetividade.
A relação entre o material pedagógico, a criança e a educação tem merecido uma constante
atenção dos educadores quando se discute tema referente ao processo educacional. Estes
recursos adaptados possibilitam o processo de inclusão dos educandos no espaço escolar.
As adaptações são aquelas que poderão ser modificadas no currículo e pelo
educador. O objetivo é promover a participação produtiva dos alunos que apresentem
necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem.
São definidas como de pequeno porte uma vez que sua implementação encontra-se
no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivos do professor, não exigindo autorização,
nem dependendo de ação de qualquer outra instância. (Adaptações curriculares, Brasília
Mec/SEF/SEESP, 1999).

Algumas dicas para construção de materiais pedagógicos:

Peças ampliadas permitem melhor manuseio

Espessura aumentada facilita preensão

Contraste visual (preto e amarelo/vermelho com marrom, azul sobre o branco),

Peças com imã facilitam a fixação e movimentação dos objetos,

Peças grandes e leves facilitam a coordenação bimanual,

Sugestões de material pedagógico para alunos com Paralisia Cerebral








ESSES MATERIAIS FORAM CONFECCIONADOS PELA PROFESSORA
LÚCIA PECEGO